domingo, 1 de junho de 2008

Estudo em lagoas de montanha

Ao consultar o site do CISE, fui confrontado com um estrato (ou resumo) de um estudo efectuado em várias lagoas nas imediações da Torre, cujo objectivo principal era determinar a qualidade das suas águas e o grau de influência humana no "bem-estar" das lagoas.

Penso, na minha opinião, que os resultados apresentados não deixam ninguém surpreendido, embora considere (tal como o autor), que é necessário um número consideravelmente maior de pesquisas/estudos, de modo a confirmar os dados obtidos e as respectivas conclusões.

No fundo, estes estudos (e os que vão surgir) são fundamentais para a real compreensão dos ecossistemas que nos rodeiam (neste caso as lagoas da Serra da Estrela) e que deviam entrar nas contas de quem explora os recursos da Serra da Estrela.

Estas pesquisas também deviam fazer parte do universo "projectos âncoras", a considerar no futuro próximo, para alavancar uma nova perspectiva, visão e consideração de exploração turística, cuja a palavra sustentabilidade seria o principal combustível para a tal “alavancagem” que se proclama…

Deixo aqui o link para quem desejar consultar o resumo do estudo na integra.