sexta-feira, 7 de março de 2008

Lagoa do Covão do Forno

Mais uma das nossas "amigas" inseparáveis durante os nossos passeios e jornadas de pesca (no antigamente).


Situada ao "lado" da Lagoa Comprida, ao qual está ligada por um canal, onde esta última descarrega, a Lagoa do Covão do Forno é uma lagoa artificial (foi aproveitado uma lagoa natural já existente no Covão do Forno), devido à presença de um pequeno dique.

Estranhamente, não surge nenhuma informação no INAG sobre as características desta lagoa, embora existam placas recentes (identificativas da EDP), o que pode significar que ela tenha mais alguma utilização (produção eléctrica) do que a simples retenção/armazenamento de água.


É uma lagoa fantástica, digna de um postal da Serra da Estrela (não são todas?). Possui um acesso simples e fácil, através do canal que a liga à Lagoa Comprida.

Vou continuar a estudar e a pesquisar informações sobre esta lagoa "mistério".


4 comentários:

Rui Peixeiro disse...

Uma bela lagoa... Pequena e com muito pouca gente, ou melhor, raramente está lá mais alguém.

É sempre com, para dar uma braçadas até à "ilha" ou mesmo atravessá-la, visto que é pequenina.

Foi aqui que pesquei a minha primeira truta!

Cá fica uma foto da dita tabuleta da EDP:

http://img201.imageshack.us/img201/8651/1004275largefk1.jpg

Anónimo disse...

Vejo que também és pescador (tal como eu).

De facto, as trutas destas águas são magnificas. Têm um intinto predador muito apurado (o alimento não deve de ser muito), são muito rápidas a atacar e extremamente lutadoras quando "ferradas".

Infelizmente, já há alguns anos que está interdita a sua pesca, não podendo aliar o meu "vício" da pesca com um cenário tão belo como este.

Vamos ver o que futuro nos prepara. A pesca de montanha (a Serra da Estrela é única no nosso país) é um potencial turístico em bruto, infelizmente ofuscado por outros "potenciais" em decadência...

Nuno Adriano

Unknown disse...

Olá Adriano,
tens conhecimento dos motivos que tem levado à não abertura da pesca nesta lagoa?Será do reduzido numero de exemplares?

Anónimo disse...

Olá Luís...

Segundo a Lei Geral da Pesca, revista (2001) e publicada em Diário da República, esta lagoa (e entre outras) foi considerada zona de abrigo especial. É tudo o que sei..

Se tiveres fotografias de qualquer uma das lagoas da Serra da Estrela e estiveres interessado em publicá-las, podes enviá-las para o mail mencionado no blog.