sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Sabia que ... (2)

Para além das barragens/albufeiras concebidas e construídas em arco de alvenaria (que foquei neste post), destaco outro método de construção, mais recente e actual, que está também presente na Serra da Estrela, pelo menos na génese de uma barragem (Cova do Viriato).

De um modo simples e claro (eu sou apenas um curioso que quer saber um pouco mais sobre estas estruturas marcantes, que fazem parte da paisagem e história recente da Estrela), as barragens de betão distinguem-se em vários "sub-tipos":

- Gravidade (aquela que vamos abordar neste post);
- Contrafortes;
- Arco-gravidade;
- Arco-abóboda;
- Betão compactado (BCC).

As barragens de betão gravidade transmitem os esforços, como o próprio nome indica, por efeito da gravidade. Este tipo de barragem é característico pelos seus maciços trapezoidais, adequados a regiões de topografia suave, uniforme e com vales largos, tal como acontece na Cova do Viriato.

São barragens/albufeiras concebidas de modo que a sua forma geométrica, em geral de secção triangular (pode-se constatar através da observação do pontão junto à estrada) aliada ao peso específico do material, mantém a estrutura estável frente aos esforços de queda e deslizamento impostos pela água e outras solicitações. (Ex. Barragem de Penha Garcia, em baixo)

Apresentam uma secção transversal trapezoidal que lhe confere estabilidade por si só e resistem apenas pelo seu peso necessitando, por isso, um maior volume de betão em comparação com os outros tipos de barragens em betão. Em termos de fundação são bastante exigentes no que diz respeito à resistência dos terrenos, idealmente formados por um substrato rochoso resistente e sólido, com pouca profundidade. (Só por aqui arrisco afirmar, de uma forma empírica, que a futura barragem das Penhas II, não poderá ser construída segundo este método. Eu aventure-me a apostar no método (talvez) semelhante à barragem de St.ª Lúzia, face ao estreitamento e profundidade do Vale da Bouça)

De modo simplificado e acessível, eis como actuam as forças nas barragens em betão gravidade:

Resultante do peso da barragem(W):
Yb - peso específico do betão (25kN/m3)

Resultante dos esforços exercidos pela água (Rw):Yw - Peso específico da água (10kN/m3)

R - Força resultante de todas as forças a actuar na barragem.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Lagoa da Ribeirinha


Após um interregno de vários dias, consegui dar atenção aos Lagoas da Estrela, oferecendo-lhe mais uma das nossas "anfitriãs" inseparáveis.

Desta vez trata-se da Lagoa da Ribeirinha, para mim, desconhecida até há bem pouco tempo. Fui presenteado com cenário idílico, em pleno pôr-do-sol, com a água a iniciar o seu processo de solidificação e acompanhado por um silêncio tão aterrador, como sedutor.

Pior, só mesmo ao longe, a imagem dos "mastodontes" e afins da Torre, cujo significado (e importância), ao lado desta pequena e simpática lagoa, é praticamente diminuto, senão mesmo inexistente...