quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Lagoa do Covão do Meio (artificial) em 03/03/2007

A lagoa do Covão do Meio foi construída no 2.º covão glaciar (a contar de cima) do vale glaciar de Loriga. A título de curiosidade, este vale glaciar é, de todos os vales glaciares da Serra da Estrela, aquele que possui maior número de covões glaciares ("ombilic", como termo técnico) bem definidos e perceptíveis. Ao todo são 4:



O glaciar terá atingido, no máximo da glaciação, uma extensão aproximada de 7 km e atingiu uma altitude mínima de 800 metros. A erosão provocada pelo glaciar é demais evidente, não só pela existência de um número elevado de covões, mas também pela existência de superfícies rochosas lisas, aborregadas e polida, provocadas pelo efeito "abrasão" da massa de gelo. Estas características geológicas são perfeitamente visíveis na cabeceira do Covão do Meio, bem como a existência de estrias (microformas) nas superfícies rochosas, resultantes da fricção entre a superfície rochosa e os fragmentos que eram transportados/arrastados pela língua glaciar.

A lagoa do Covão do Meio foi entrou em funcionamento em 1953. É uma lagoa artificial do tipo “arco de abóbada” que possui um dique de 25 metros de altura (ponto máximo) e uma extensão de 287 metros. Como característica mais evidente desta lagoa, é a existência de um túnel de aproximadamente 2355 metros de extensão, que canaliza a água para a Lagoa Comprida.





3 comentários:

Rui Peixeiro disse...

Olá,

O Covão do Meio, é aquela lagoa, que fica do lado oposto as Salgadeiras, mais ou menos na mesma zona, não é?

Desconhecia esse pormenor do túnel. Em que zona da Lagoa Comprida vai dar? É aquele que está mesmo na ponta mais a oriente da lagoa, a que vulgarmente chamam "nascente da lagoa comprida"?

Abraço e boa continuação!

Anónimo disse...

Caro Rui Peixeiro.

A lagoa do Covão do Meio é perfeitamente vísivel da estrada, logo após a estância (sentido Covilhã-Seia), do lado esquerdo da mesma e perfeitamente encaixada no vale de Loriga. É também visível o seu paredão. Actualmente encontra-se vazia.

O túnel encontra-se na cabeçeira da Lagoa Comprida, junto a umas casas em ruínas. Para lá chegar, basta seguir o caminho que parte junto às casas dos queijos e afins. Esse caminho toda essa margem e vai terminar pertíssimo do túnel.

Até sempre...

TPais disse...

Aproveito para acrescentar que em questão de tuneis a Lagoa comprida está servida por um segundo tunel com origem na lagoa dos Conchos. Grandes obras de engenharia para a época!
Abrç