domingo, 18 de novembro de 2007

Porquê???

Alguém nos explica o que está a acontecer?

Não sou eu que profiro isoladamente esta frase. Turistas, operadores turísticos, gerentes de unidades de alojamento, amigos, colegas de profissão e sector e mesmo elementos do PNSE e da DRABI mostram-se perplexos e algo agastados com as recentes (desde do Verão deste ano) intervenções que a EDP realizou na maioria das lagoas com exploração eléctrica e naquelas que lhes dão suporte.

A razão para tal perplexidade é simples: esvaziaram-nas sem uma justificação aparente. Até mesmo órgãos estatais, como é o caso do PNSE, tutelado pelo ICNB, ou mesmo a DRABI, tutelada pelo Ministério da Agricultura, Floresta e Pescas não têm qualquer explicação para tal fenómeno.


Para além do forte impacto (negativo) visual que ostenta, não sabemos até que ponto estas intervenções penalizam fortemente as populações písciculas, anfíbias e florísticas, que dependem destas lagoas/barragens para sobreviver. Além disso, as indicações a nível meteorológico não são animadoras, prevendo-se um Inverno seco e frio, sendo este dado (apenas probabilístico) uma preocupação acrescida para todo cidadão comum que, tal como eu, se mostra sensível e preocupado com um somatório de situações (não é só esta que relato...) que têm vindo a ocorrer na Serra da Estrela sem qualquer justificação plausível, sem resolução aparente e definitiva e sem qualquer apuramento de responsabilidades.

Esperamos que chuvas previstas para o início desta semana possam, pelo menos, configurar uma mudança, nem que seja visual, funcionando como uma "espécie de anestesia" que, neste sentido, possa amenizar a nossa revolta...
Resta consular-nos, com a beleza rara e única de uma truta Arco-Íris (pelos vistos, resistente há falta de água), pescada (e devolvida à água) durante um torneio de pesca à mosca, realizado no dia 17/11/2007 no Vale do Rossim (1.ª foto do post), onde a revolta e indignação com tal barbaridade eram os sentimentos generalizados de todos os intervenientes....

2 comentários:

ljma disse...

É verdade, também tenho notado o mesmo. Pensava que era mais na Barragem do Padre Alfredo (onde antigamente dava uns mergulhos valentes durante todo o Verão) e comecei há pouco tempo ver o mesmo acontecer no Vale do Rossim. Pelos vistos é uma epidemia...
Mas é pena.
Saudações!
José Amoreira

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Pode até existir uma explicação plausível mas, a existir ( e se é que existe!), deve ser explicada aos cidadãos. Que é algo a que os organismos públicos não estão habituados...e depois também convinha que explicassem que medidas foram tomadas, em cada um destes casos, para diminuir os efeitos negativos.

Esta multiplicação de entidades estatais com competências na Serra da Estrela não aumenta, antes diminui, a autoridade do Estado de direito (já que mais não seja pela confusão que se cria sobre "quem manda no quê").

Obrigado pela denúncia e parabéns pelo blogue.